Adicional de Insalubridade em Hospitais: Entenda os Direitos dos Profissionais de Saúde
- Rodrigo Franco
- 1 de out.
- 1 min de leitura

Saiba mais sobre o Adicional de Insalubridade em Hospitais
Profissionais de saúde como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem dedicam-se diariamente a cuidar da vida, enfrentando um alto risco de exposição a agentes biológicos nocivos em ambientes hospitalares.
A grande maioria dos hospitais no Brasil paga o adicional de insalubridade no grau médio (20%). Contudo, essa classificação pode estar incorreta para muitos trabalhadores.
De acordo com a Norma Regulamentadora 15 (NR-15) e o entendimento da Justiça do Trabalho, se o profissional tem contato habitual e permanente com pacientes em isolamento ou com doenças infectocontagiosas, o risco ultrapassa o nível médio. Nesses casos, a exposição se enquadra na insalubridade em grau máximo (40%).
Para esses trabalhadores, existe uma grande probabilidade de ter direito a receber o adicional no grau máximo. É possível buscar na Justiça do Trabalho as diferenças salariais não pagas dos últimos cinco anos, além de solicitar a implementação do adicional correto (40%) na folha de pagamento para os próximos meses.
A correta classificação do grau de insalubridade é uma questão de direito e de reconhecimento dos riscos enfrentados por quem está na linha de frente da saúde.




Comentários